Sistema Endócrino (resumo)

fisiologia animal hormônios regulação controle hormonal sistema endócrino



Assunto: Regulação e Controle Hormonal (Fisiologia Animal)
Tópicos: os hormônios, glândulas endócrinas

Os Hormônios


Os hormônios são substâncias orgânicas que podem ser produzidas por glândulas ou então por células isoladas. Eles são considerados "mensageiros químicos", pois sua função é estimular ou inibir certos órgãos.

Glândulas Endócrinas 



As glândulas endócrinas produzem hormônios e os lançam na corrente sanguínea para chegar ao um determinado órgão. A quantidade de hormônio presente no sangue irá definir se deverá ser produzido maior ou menor quantidade dele e o nome desse mecanismo é retroalimentação (ou feedback). Assim, o resultado da ação do hormônio (devido a sua quantidade) é o que determinará o fluxo da produção deste nas glândulas.

sistema endócrino resumo


São glândulas endócrinas:

Hipófise (ou pituitária): é uma pequena glândula situada abaixo do cérebro. É composta por duas porções: uma posterior (chamada neuroipófise) e uma anterior (chamada adenoipófise). 

A neuroipófise armazena os hormônios ADH (hormônio antidiurético) e ocitocina. O ADH controla a reabsorção de água pelos rins, enquanto que a ocitocina é um hormônio exclusivamente feminino que participa do fim da gravidez, auxiliando no parto e estimulando glândulas mamárias. Esses dois hormônios são secretados (produzidos) pelo hipotálamo cerebral (e são armazenados na neuroipófise). 

Já a adenoipófise produz vários hormônios, como por exemplo: o HEC (hormônio responsável pelo nosso crescimento), a prolactina (que estimula produção de leite em glândulas mamárias), além do LH (hormônio luteinizante) e do FSH (hormônio estimulante do folículo), que regulam atividades das glândulas sexuais.

Glândula tireoide: situa-se na traqueia e produz um hormônio chamado tiroxina. Essa glândula faz um papel muito importantes no metabolismo do nosso corpo.

Glândula paratireoide: localiza-se na região posterior da tireoide e produze o paratormônio, que é responsável pelo metabolismo do cálcio.

Pâncreas: é uma glândula responsável por duas tarefas: lançar suco pancreático no intestino e produzir os hormônios insulina e glicagon, que controlam a glicemia (taxa de glicose no sangue). Problemas com esses hormônios podem causar diabetes. 

Glândulas supra-renais (ou adrenais): são glândulas que se situam na região posterior dos rins. Elas produzem a aldosterona, que promove a reabsorção de sódio pelos rins. Também produzem a adrenalina, que é o hormônio liberado em estados de alerta, susto ou medo, aumentando ritmo cardíaco e respiratório, entre outros efeitos fisiológicos.

Glândulas sexuais: as glândulas sexuais do homem são os testículos (que produzem os espermatozoides), enquanto que as glândulas sexuais da mulher são os ovários (que produzem os óvulos). Além de produzirem os gametas (espermatozoides e óvulos), as glândulas produzem os hormônios sexuais estrogênio e progesterona, (produzidos pelos óvulos) e testosterona (produzido pelos testículos).




Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »