Homozigoto e Heterozigoto (resumo)

homozigoto e heterozigoto


Resumo: os indivíduos homozigotos são aqueles que têm pares idênticos de genes alelos. Por outro lado, os indivíduos heterozigotos são aqueles que têm pares diferentes de genes alelos.

Veja, abaixo, o resumo com a explicação completa.

Cromossomos Homólogos, Genes e Genes Alelos


Todo o nosso material genético fica armazenado em nossos cromossomos. Nós temos 46 cromossomos, que são organizados em 23 pares. Cada par é formado por cromossomos semelhantes, que são chamados de cromossomos homólogos. Portanto, nós temos 23 pares de cromossomos homólogos dentro das células de nosso corpo.

Os genes são segmentos de DNA responsáveis por uma características específica. Por exemplo: existe um gene para a cor dos olhos, outro gene para a cor do cabelo, outro gene para o tipo sanguíneo e assim por diante. Portanto, cada cromossomo tem milhares de genes, que guardam todas as nossas informações genéticas. 

Os genes alelos são aqueles que estão localizados na mesma posição (no mesmo lugar, no mesmo "locus") em cada um dos cromossomos homólogos. 

Se quiser saber mais, nós fizemos um resumo sobre cromossomos homólogos genes alelos (clique aqui para ler o resumo). 

Homozigoto e Heterozigoto


Os genes alelos são representados por uma letra (a letra indica que os genes são alelos, ou seja: estão ocupando a mesma posição nos cromossomos homólogos), mas como esses genes podem ser diferentes, nós usamos letras maiúsculas e minúsculas para diferenciá-los.

Então, se num par de cromossomos homólogos os genes alelos forem completamente iguais (exemplo: gene A num cromossomo e gene A em outro), então o indivíduo será homozigoto. Esse indivíduo vai ser "AA" (dois genes "A"). Também seria homozigoto se fosse "aa" (dois genes "a"). 

Agora, se num par de cromossomos homólogos os genes alelos forem diferentes (exemplo: gene a  num cromossomo e gene A em outro), então o indivíduo será heterozigoto. Esse indivíduo vai ser "aA" (dois genes diferentes: "gene a" e "gene A"). 





Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »