Genética: Conceitos Básicos

genética resumo conceitos básicos significado dna gene cromossomo


Neste resumo de Genética nós vamos explicar os conceitos básicos, destacando os pontos mais importantes da matéria. Vamos explicar o que é DNA, gene, genoma e cromossomo.


Genética: Significado


A palavra genética (que vem do grego e significa "fazer nascer") foi usada pela primeira vez em 1905 pelo biólogo William Bateson. A partir de então, a Genética se tornou a ciência responsável pelo estudo dos genes, da hereditariedade e das diferenças e semelhanças entre os organismos. 


O que é DNA?




O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um ácido nucleico, um composto orgânico localizado dentro dos núcleos das células de todos os organismos. Ele é formado por uma sequência de várias proteínas chamadas de bases nitrogenadas (adenina, timina, citocina e guanina), que armazenam as informações genéticas. 

Além disso, o DNA tem a forma de duas "fitas" entrelaçadas, que se envolvem em espiral (como se elas estivessem girando em torno de um eixo), mantendo essas bases nitrogenadas unidas em sequência. 








O DNA coordena o desenvolvimento dos seres vivos e armazena todas as informações genéticas, que são as características gerais de um indivíduo (exemplo: altura, cor dos olhos, cor dos cabelos, tipo sanguíneo, etc). Portanto, o DNA é como se fosse um livro que guarda todas as nossas características e informações genéticas. 

Essas informações são transmitidas para os descendentes do indivíduo, ou seja: são informações hereditárias, que são passadas do pai e da mãe para os filhos. Os filhos herdam as informações genéticas dos pais (o DNA dos filhos têm informações genéticas dos pais) e na Genética a gente estuda como isso acontece. 



O que é Gene? 


gene nada mais é do que um segmento (um pedaço) de DNA responsável por uma informação ou característica específica

Ou seja: dentro do DNA, existem vários genes (um gene responsável pela cor dos olhos, outro gene responsável pela cor da pele, outro para o tipo sanguíneo e assim por diante). Cada gene tem uma informação específica e o DNA é o conjunto de todas essas informações (de todos esses genes). 
dna gene

Resumindo: as bases nitrogenadas são pedaços de informação, que em sequência formam uma informação (gene), que em sequência formam um conjunto de informações (DNA)

Podemos fazer também a seguinte analogia: as bases nitrogenadas são como letras, que em sequência formam frases (genes), que em sequência formam o texto (DNA).

O que é Cromossomo?


Dentro do núcleo das células, o DNA se enrola (em espiral) e fica bem condensado, formando os cromossomos. Portanto, o cromossomo nada mais é do que o modo em que o DNA é armazenado dentro da célula. 

Cada núcleo de cada célula humana armazena 46 cromossomos, que são organizados em 23 pares. Esse conjunto de 23 pares de cromossomos (que armazenam o DNA e os genes) forma o genoma humano






Resumindo:

- Dentro do núcleo de cada célula existem cromossomos, que guardam todo o material genético de um ser vivo.

- O cromossomo nada mais é do que um DNA bem enrolado e condensado

- Cada DNA é composto por uma longa sequência de bases nitrogenadas, que ficam interligadas ao longo de duas fitas em espiral. Essas bases nitrogenadas são proteínas que guardam pedaços de informações genéticas.

- Uma informação genética completa (exemplo: cor dos olhos) é chamada de gene. Portanto, o gene é uma parte do DNA que possui uma informação genética específica (gene da cor dos olhos, gene da cor dos cabelos, etc).

No próximo resumo, vamos explicar o que são cromossomos homólogos e genes alelos
Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »