Genes Dominantes e Recessivos

genes dominantes e recessivos


Os Genes


Na Genética, os genes são segmentos de DNA responsáveis por armazenar informações genéticas, que determinam as características dos indivíduos. Essas informações são hereditárias (são passadas da mãe e do pai para os filhos). Sendo assim, os filhos recebem material genético dos pais, manifestando algumas características genéticas do pai e outras da mãe.

Os genes ficam localizados dentro dos cromossomos das células de nosso corpo. Nós temos 46 cromossomos (23 vieram do pai e 23 vieram da mãe). Cada um dos nossos 46 cromossomos tem o seu homólogo (o seu semelhante) e forma um par com esse homólogo. Um veio do pai, enquanto que o outro veio da mãe. Portanto, nós temos 23 pares de cromossomos homólogos (e cada cromossomo tem milhares de genes). 

Os genes alelos são aqueles genes que estão na mesma posição em cada um dos dois cromossomos homólogos de cada par e estão associados a uma mesma característica genética (exemplo: genes da cor dos olhos, genes da cor do cabelo, etc). Eles são representados por um par de letras (exemplo: genes "AA", genes "Aa"). 

Genes Dominantes e Recessivos


Existem dois tipos de genes: os dominantes e os recessivos

Os genes dominantes predominam sobre os genes recessivos e são representados por duas letras maiúsculas ("AA", "BB", "RR"), ou então por uma maiúscula e outra minúscula ("Aa", "Bb", "Rr"). Portanto, basta ter uma letra maiúscula para ser dominante. 

Por outro lado, os genes recessivos são representados por duas letras minúsculas ("aa", "bb", "rr") e se manifestam com a ausência do gene dominante (por isso são chamados de recessivos). 

Além disso, quando um indivíduo tem dois genes iguais, com duas letras maiúsculas ou com duas minúsculas (como "AA" ou "aa", por exemplo), esse indivíduo é chamado de homozigoto

Porém, quando ele tem dois genes diferentes, com uma letra maiúscula e outra minúscula (que é o caso de "Aa"), esse indivíduo é chamado de heterozigoto

Portanto, seguindo o raciocínio:

- "AA" são genes dominantes (tem "A") de um indivíduo homozigoto (duas iguais: "AA").
- "aa" são genes recessivos (não tem "A") de um indivíduo homozigoto (duas iguais: "aa")
- "Aa" são genes dominantes (tem "A") de um indivíduo heterozigoto (diferentes: "Aa")

Observação: os genes dominantes também podem ser chamados de híbridos (quando forem de indivíduos heterozigotos, ou seja: "Aa") e também de puros (quando forem de indivíduos homozigotos, ou seja: "AA"). 


Manifestações dos Genes Dominantes e Recessivos


Agora nós vamos dar alguns exemplos de manifestações dos dois tipos de genes. 

Genes Dominantes: são genes que podem manifestar nos indivíduos várias características, como lábios grossos, olhos e cabelos escuros, polegar e mindinho curvados, além de algumas doenças (doença de von Hippel e de Huntington). 

Genes Recessivos: esses genes podem manifestar várias características com a ausência dos genes dominantes, como olhos verdes ou azuis, cabelos ruivos ou loiros, além de algumas doenças (daltonismo, miopia e albismo). 




Próximo
Anterior
Next Post »