Fisiologia Animal: Circulação (resumo)

sistema circulatório fisiologia animal circulação


Assunto: Circulação  e Sistema Linfático
Tópicos: tipos de circulação, sistema circulatório, sistema linfático

A Circulação


A circulação é o processo usado por alguns seres vivos no intuito de transportar substâncias (como gases e nutrientes) e participar do sistema imunológico (participação de anticorpos e leucócitos). 

Tipos de Circulação


Circulação aberta ou fechada: a circulação aberta ocorre nos artrópodes e em alguns moluscos. nesse tipo de circulação ocorre a participação de alguns vasos e também de lacunas, que são espaços entre os órgãos. Já a circulação fechada ocorre nos anelídeos, nos cefalópodes e nos vertebrados e o sangue flui somente através de vasos, sendo um processo mais rápido que o anterior;

Circulação simples ou dupla: a circulação simples ocorre quando o sangue faz um percurso pelo corpo inteiro passando apenas uma vez pelo coração. É o que ocorre nos peixes, por exemplo. Já na circulação dupla (que ocorre nos anfíbios, répteis e mamíferos), o sangue pelo coração duas vezes;

Circulação incompleta ou completa: a circulação incompleta ocorre nos anfíbios e nos répteis. Neste tipo de circulação, o coração possui um ventrículo que não é dividido totalmente e o sangue não-oxigenado mistura-se ao oxigenado. Por outro lado, na circulação completa, o sangue oxigenado não se mistura ao não-oxigenado. Esse é o caso das aves e dos mamíferos, que possuem  corações com quatro câmaras totalmente separadas: dois átrios e dois ventrículos. 

Sistema Circulatório Humano


sistema circulatório resumo


Nos humanos a circulação é fechada, dupla e incompleta e o coração humano possui dois átrios e dois ventrículos. Os átrios recebem o sangue do coração pelas veias e não se comunicam entre si. Os ventrículos também não se comunicam, recebem o sangue e o mandam para as artérias. No entanto, o átrio e o ventrículo direito se comunicam: o átrio direito passa sangue não-oxigenado para o ventrículo direito, enquanto que o átrio esquerdo manda sangue oxigenado para o ventrículo esquerdo. 

Existem dois tipos de circulação: a pequena circulação (ou pulmonar), que é a que ocorre entre o coração e os pulmões, oxigenando o sangue; e a grande circulação (ou sistêmica), que ocorre entre o coração e outros tecidos do corpo, oxigenando suas células.

As impurezas da circulação sanguínea são removidas pelo sistema linfático


O Sistema linfático


É um sistema formado pela linfa, pelos vasos linfáticos e pelos órgãos linfáticos, como o baço, o timo e os linfonodos. A linfa é um líquido que se forma com a filtração de líquido intercelular dos capilares. Quando não há a reabsorção deste líquido, ele acumula e gera edema, um inchaço progressivo. 

As funções do sistema linfático são remover impurezas da circulação sanguínea, coletar e distribuir ácidos graxos e atuar na defesa do organismo, produzindo anticorpos e linfócitos, por exemplo. 

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »