Fisiologia Animal: Excreção (resumo)

excreção sistema excretor resumo


Assunto: Excreção (Fisiologia Animal)
Tópicos: tipos de excretas, sistema excretor humano

Excreção


Os seres vivos necessitam de um sistema que faça a manutenção de sua homeostase (o equilíbrio interno dinâmico). Para isso, o sistema excretor (ou urinário) encarrega-se de eliminar resíduos de origem celular e também de reter as substâncias necessárias para o equilíbrio dos fluidos corpóreos. 

Tipos de excretas


Ao longo do metabolismo de carboidratos e lipídeos, os elementos finais destas substâncias orgânicas são gás carbônico e água, que são eliminados na respiração. Quando se trata das proteínas, além destes elementos, são formados produtos nitrogenados, como a ureia, a amônia e o ácido úrico.

Amônia: é excretada pelos invertebrados em geral e também pelos peixes ósseos. É considerada a excreta mais tóxica, sendo que precisa ser eliminada quase na mesma proporção em que é produzida. Junto a ela, o animal também elimina bastante água e o que equilibra esta perda é o fato de a maior parte destes animais viver em ambientes aquáticos ou úmidos.

Ureia: é excretada pelos peixes cartilaginosos, pelos anfíbios e pelos mamíferos. A ureia é menos tóxica do que a amônia e tem uma maior economia hídrica, já que o animal pode passar mais tempo sem eliminá-la e também não perde tanta água.

Ácido úrico: é excretada por insetos, répteis e aves. É a excreta menos tóxica e é a que mais economiza água. Por conta disso, é considerada uma forma de adaptação à vida terrestre e também à oviparidade, pois o embrião não se intoxica excretando o ácido úrico e pode se desenvolver no tempo necessário. 

Sistema Excretor Humano


O sistema excretor humano é formado pelos rins, ureteres, bexiga urinária e uretra

Os rins são órgãos que ficam no dorso da cavidade abdominal e têm a função de filtrar todo o sangue que circula pelo nosso corpo, retirando suas impurezas. Essas impurezas acabam se formando na urina (para serem eliminadas do corpo). O sangue chega aos rins através da artéria renal e, depois de ter suas impurezas retiradas, o sangue sai dos rins pela veia renal, que drena o sangue para a veia cava inferior (que transporta o sangue do abdômen e dos membros inferiores de volta para o coração).

A urina se forma nos rins e depois passa pelos ureteres (que coletam urina) e chega à bexiga, onde ela é armazenada para ser eliminada do corpo através da uretra. 

sistema excretor urinário excreção resumo


Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »