Cromossomos Homólogos e Genes Alelos

cromossomos homólogos genes alelos



No resumo anterior (clique aqui para ler), nós explicamos os conceitos básicos da Genética (DNA, gene, cromossomo). Agora, nós vamos explicar o que são cromossomos homólogos e genes alelos.
  


Cromossomos Homólogos


O ser humano tem 46 cromossomos em cada célula (cromossomos são aglomerações de DNA). Desse total, 23 cromossomos vieram do pai (por meio do espermatozoide) e os outros 23 vieram da mãe (por meio do óvulo), já que herdamos todo o material genético dos nossos pais. 

Todos esses 46 cromossomos estão organizados em pares, porém esses pares não são formados de qualquer maneira, mas sim são formados de acordo com as semelhanças entre os cromossomos, ou seja: cada par é formado por cromossomos semelhantes (mesmo tamanho, mesmo tipo de genes, mesma forma). Como esses pares são formados por cromossomos semelhantes ("homólogos", "parecidos"), os cromossomos de cada um desses pares são chamados de  cromossomos homólogos.

Então...

Conceito: cromossomos homólogos são aqueles que são semelhantes (têm a mesma forma, o mesmo tamanho, os mesmos tipos de genes) e, por causa disso, formam pares. Portanto, temos 46 cromossomos organizados em 23 pares de cromossomos homólogos (semelhantes).  

Explicando de outra maneira: temos 46 cromossomos (23 vindos do pai e 23 vindos da mãe). O cromossomo "número 1" do pai faz par com o cromossomo "número 1" da mãe, pois são cromossomos semelhantes (são homólogos, possuem os mesmos tipos de genes). O cromossomo "número 2" do pai faz par com o cromossomo "número 2" da mãe, pois são cromossomos homólogos e assim por diante. Cada par é formado por cromossomos homólogos (semelhantes), sendo que um vem do pai e outro vem da mãe. 

Genoma Humano


O conjunto desses pares de cromossomos homólogos forma o genoma humano. Na imagem abaixo, você pode ver todos os 46 cromossomos que nós temos dentro das células de nosso corpo. Esses cromossomos guardam todo o nosso material genético.

O último par é o dos cromossomos sexuais, que define se a pessoa vai ser do sexo feminino (par XX) ou masculino (par XY).

genoma humano genes alelos cromossomos homólogos



Genes Alelos


Conceito: os genes alelos são aqueles que armazenam o mesmo tipo de informação e se localizam no mesmo locus (lugar) em cada um dos cromossomos homólogos.

Explicando melhor: imagine um par de cromossomos homólogos composto por um cromossomo de origem paterna e outro de origem materna. Esses cromossomos são semelhantes (são homólogos) e possuem os mesmos tipos de genes. Se no cromossomo paterno existir um gene com a cor dos olhos (do pai), então no cromossomo materno também vai existir, no mesmo lugar (no mesmo "locus"), um gene com a cor dos olhos (da mãe). Esses genes estão localizados no mesmo lugar (locus) em cada um dos cromossomos e são do mesmo tipo (armazenam o código da cor dos olhos). Portanto, são genes alelos.  





Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »