Répteis: características e classificação

répteis características classificação repodução exemplos habitat


Assunto: Répteis
Tópicos: características gerais (respiração, circulação, reprodução) e classificação.


Répteis: Características Gerais


Os répteis surgiram a partir dos anfíbios (há mais ou menos 200 milhões de anos). Um marco na evolução foi a capacidade de muitos dos répteis terem se adaptado à vida terrestre. São pecilotermos e possuem pele seca, com grande quantidade de queratina, o que os protege contra perda de água. 

Os répteis não possuem glândulas, mas podem apresentar escamas (como as serpentes), placas dérmicas (como os jacarés e crocodilos) ou carapaças (como tartarugas e jabutis). Eles têm respiração é pulmonar e o coração possui dois átrios e dois ventrículosA circulação é fechada, dupla e incompleta, assim como nos anfíbios.

Observação: nos crocodilianos, os ventrículos são separados, porém o sangue oxigenado e o não-oxigenado se misturam quando passam por um orifício chamado forame de Panizza


Em relação à reprodução, os répteis são geralmente ovíparos, com fecundação interna e o desenvolvimento é direto. Outra adaptação à vida terrestre são os ovos com casca grossa, que os protege contra desidratação. 

Também são os primeiros animais a conter âmnio, uma membrana que envolve uma cavidade cheia de líquido que protege o embrião contra desidratação e choques mecânicos. Também possuem o alacantoide, uma membrana que delimita uma cavidade para armazenar excretas e participa das trocas gasosas entre o embrião e o exterior

Os répteis excretam ácido úrico, que é solúvel em água e pouco tóxico.

Répteis: Classificação


Ordem Rhyncocephalia

A ordem Rhyncocephalia só tem  uma espécie (Sphenodum puncatatum), que é conhecida como tuatara e encontrada somente na Nova Zelândia.

Ordem Crocodilia

É a ordem dos jacarés, crocodilos e gaviais. São animais aquáticos que vivem perto de rios, lagos e em ambientes quentes. Têm corpo alongado, com cauda e quatro pernas. O corpo é revestido com uma pele grossa e placas córneas. No Brasil, só existem jacarés.


Ordem Chelonia

Nesta ordem, estão as tartarugasjabutis e cágados. Eles possuem uma estrutura oval no dorso do corpo (para proteção), cuja parte dorsal (de cima) é chamada de carapaça e a parte ventral (de baixo) é chamada de plastrão. As tartarugas podem ser marinhas ou então de água doce e possuem nadadeiras, enquanto que os cágados são de água doce e têm membranas que ligam os dedos e auxiliam na natação. Já os jabutis são terrestres e possuem dedos grossos.

Ordem Squamata

É a ordem dos sáurios e dos ofídios, que são dotados de escamas

Os sáurios são as lagartixas, os lagartos e os camaleões, que têm escamas, córneas lisas, língua móvel e dentes

Os ofídios são as serpentes, que possuem corpo com escamas lisas ou salientes, possuem dentes e língua bífida. As serpentes podem ser classificadas de acordo com suas presas: 

Áglifas: não têm presas para injetar veneno (exemplo: jiboia)
Proteróglifas: têm dentes com sulco na região anterior da boca, por onde escorre peçonha (exemplo: coral-verdadeira)
Opistóglifas: têm dentes sulcados na região posterior da boca (exemplo: falsas-corais)
Solenóglifas: têm dentes longos, recurvados e com canais por onde passa a peçonha, na região anterior (exemplos: cascavel e jararaca).




Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »