Moluscos - Resumo de Biologia

moluscos resumo características gerais biologia exemplos classificação


Assunto: Moluscos (filo Mollusca)
Tópicos: características gerais, classificação, reprodução

Moluscos: Características Gerais


Os moluscos (filo Mollusca) são animais triblásticos, celomados e com simetria bilateral. Eles podem ser dioicos ou monoicossão de vida livre (poucos são parasitas) e o corpo dos moluscos não é segmentado: geralmente é envolvido por uma concha calcária e a cabeça encontra-se bem definida. Alguns, como a lesma e o polvo, não contêm concha, enquanto que as lulas apresentam apenas uma concha vestigial interna. 

O corpo dos moluscos é dividido em três partes: cabeça, pé e massa visceral. O encontra-se na região ventral e é uma estrutura muscular que auxilia na locomoção, nado, captura, defesa e fixação. Na região dorsal, a massa visceral é recoberta por uma camada epidérmica denominada manto e esse manto secreta a concha (que serve para abrigo e proteção). Entre estes dois há a chamada cavidade do manto.

A cavidade do manto pode abrigar órgãos para funções respiratórias (brânquias nos aquáticos e pulmões simples nos caracóis). O sistema digestório é completo (com boca e ânus) e eles possuem uma estrutura exclusiva chamada rádula (que serve para raspar ou ralar alimentos). O sistema circulatório é aberto, ou seja: não possui vasos (exceto nos moluscos da classe Cephalopoda). Como parte do sistema nervoso, portam diferentes tipos de gânglios.   

moluscos resumo
Caramujo (molusco da classe Gastropoda)


moluscos exemplos resumo
Mexilhões (moluscos da classe Bivalvia)


Classificação


Os moluscos são divididos em várias classes:

Aplacophora: são marinhos, vermiformes, com corpo cilíndrico e achatado lateralmente. Além disso, eles possuem concha.

Monoplacophora: estes animais foram considerados extintos até 1952. São seres marinhos que vivem a grandes profundidades e possuem uma concha única em forma de capuz.

Polyplacophora (Amphineura): são marinhos, alongados e achatados dorsiventralmente. A concha possui oito placas (chamadas de quítons).

Bivalvia (Pelecypoda): maioria marinha (poucos de água doce). Possuem conchas formadas por duas valvas. A maioria dos moluscos dessa classe é sedentária, alimentando-se de materiais filtrados. Ausência de cabeça, rádula e cefalização. Exemplos: mariscos, ostras, mexilhões, vieiras.

Scaphopoda: são marinhos e portadores de uma concha tubular afunilada. Possuem tentáculos contráteis (captáculos) e são escavadores. Exemplo: dentálios ou dentes-de-elefante.

Gastropoda: estes animais podem ser marinhos (água salgada), dulcícolas (água doce) ou terrestres. Possuem conchas univalves, ausentes em alguns casos. Cabeça com dois pares de tentáculos. Exemplos: caramujos (aquáticos), caracóis e lesmas.

Cephalopoda: animais marinhos que não possuem concha externa. Os moluscos dessa classe têm cabeça grande e, no lugar de pés, eles possuem tentáculos. Alguns deles (polvos e lulas) possuem glândula produtora de tinta, uma substância que prejudica a visão de predadores. Exemplos: polvos, lulas e sépias. 

moluscos resumo biologia exemplos
Polvo (molusco da classe Cephalopoda)


Reprodução dos Moluscos


A reprodução é sexuada, com fecundação interna e cruzada. No caso do caracol (que é hermafrodita), dois indivíduos aproximam seu poros genitais e são fecundados. Então, um ovo desenvolve-se até gerar um indivíduo jovem.

No caso dos cefalópodes o ciclo de vida é curto, sendo que o crescimento é rápido e o indivíduo morre após reprodução. Também não há estágio larval. O macho fecunda a fêmea introduzindo nela um espermatóforo (bolsa contendo espermatozoides). Após a fecundação, há a liberação de ovos que podem ser depositados em rochas ou em cavernas sendo cimentados por substâncias produzidas as pela fêmea ou protegidos por uma cápsula. 
Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »