Mamíferos: resumo (exemplos, características, classificação)

mamíferos resumo exemplos classificação reprodução habitat

Assunto: Mamíferos
Tópicos: características e classificação (tipos de mamíferos, exemplos, habitat). 

Mamíferos: Características Gerais


Os mamíferos (Classe Mammalia) surgiram há aproximadamente 150 milhões de anos e, desde então, conquistaram diversos ambientes (principalmente o ambiente terrestre). 

Como principais características do grupo, destacamos: corpo coberto por pelosglândulas mamáriashomeotermia (ou seja: conseguem manter a temperatura corporal de forma constante). 

Além dos pelos anexados à pele (que ajudam a manter a temperatura corporal), os mamíferos também possuem uma grande quantidade de queratina, glândulas sebáceas e sudoríparas. A respiração é pulmonar e possuem diafragma (um músculo que separa o tórax do abdômen). 

O coração tem dois átrios e dois ventrículos e a circulação é fechada, dupla e completa. O sistema digestório é bastante complexo, contendo boca (com vários dentes) e ânus, além de outros órgãos e glândulas que atuam na digestão. Os mamíferos Excretam ureia.


Quanto à reprodução, são animais vivíparos (filhotes se desenvolvem inicialmente no interior da mãe). Com função de nutrir o embrião, a placenta também promove trocas gasosas, a excreção e produção de hormônios. 

Classificação dos Mamíferos


Os mamíferos podem ser classificados em várias ordens. As principais ordens são as seguintes:

Ordem Primates: são os mamíferos que têm mãos preparadas para manipular objetos, além de terem unhas nos dedos. Além disso, os olhos são dirigidos para a frente. Fazem parte dessa ordem os macacos, lêmureschimpanzés e também o ser humano

Ordem Carnivora: são os mamíferos carnívoros, que possuem dentes caninos muito desenvolvidos. São os leões, tigres, onças e ursos.

Ordem Rodentia: esta é a ordem mais numerosa de mamíferos. Possuem dois dentes incisivos tanto na parte superior quanto na parte inferior da boca. Os ratospreáscapivaras e castores fazem parte dessa ordem.

Ordem Lagomorfa: são mamíferos herbívoros e possuem quatro dentes incisivos na parte superior da boca e dois na parte inferior. São os coelhos e lebres.

Ordem Marsupialia: estes animais portam uma bolsa chamada marsúpio, que abriga os filhotes e possui glândulas mamárias. São os cangurus e gambás.

Ordem Cetacea: são os mamíferos marinhos, que  não possuem pelos quando ficam adultos. Baleias e golfinhos são os principais exemplos de cetáceos.

Ordem Sirenia: são os mamíferos herbívoros, aquáticos e com poucos pelos. São os peixes-boi.

Ordem Perissodactila: são mamíferos terrestres, herbívoros e que possuem um, três ou cinco dedos modificados em cascos. São os cavalos, as zebras e os rinocerontes.

Ordem Artiodactila: é um grupo de animais bastante variado, cuja característica principal é terem dois ou quatro dedos modificados em cascos. Alguns têm importância econômica para o homem como o porco, o boi e a cabra.

Ordem Chiroptera: são os mamíferos voadores e que possuem uma membrana entre os dedos. São os morcegos

Ordem Xenarthra: são os mamíferos sem dentes (ou com poucos), como o tamanduá e a preguiça

Ordem Monotremata: são animais ovíparos que têm glândulas mamárias (sem mamilos). É a ordem dos ornitorrincos e equidnas.

Ordem Proboscida: são mamíferos herbívoros e com presas, como o elefante e outros animais já extintos, como o mamute e o mastodonte.
Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »