Aves: características gerais e classificação

aves características gerais classificação reprodução respiração habitat


Aves: características gerais


Neste resumo, vamos explicar tudo sobre as aves. As aves evoluíram dos répteis (entre 150 e 200 milhões de anos atrás) e são animais homeotérmicos, com bicos córneos. Seus membros anteriores se transformaram em asas e em penas (as penas têm anexos epidérmicos que ajudam a manter a temperatura do corpo e também ajudam o voo). 

As penas são impermeabilizadas por secreções oleosas, que são secretadas pelas glândulas uropigianas. Como adaptação à natação, as penas impedem que as aves se molhem e elas também possuem membranas entre os dedos, (que facilita a natação, como nos cisnes e gansos, por exemplo). 

Por serem animais homeotérmicos (ou endotérmicos, também chamados animais de "sangue quente"), a temperatura do corpo é constante (aproximadamente 40ºC). independente de quaisquer variações. Isso possibilitou a conquista de diversos habitats e um desempenho metabólico bastante contínuo e equilibrado. 

As aves possuem pulmões com sacos aéreos, que armazenam o ar que passa pelo interior dos ossos (chamados ossos pneumáticos). Esta característica facilita a respiração e o voo, diminuindo o peso do corpo.

O coração das aves possui dois átrios e dois ventrículos. Já a circulação sanguínea é fechada, dupla e completa (o sangue oxigenado não se mistura ao não-oxigenado). Assim, os tecidos são irrigados pelo sangue oxigenado, o que aumenta o metabolismo do animal (e isso contribui para a homeotermia). 

O sistema digestório é completo, (com boca sem dentes e cloaca). Excretam ácido úrico com pequenas quantidades de água. Quanto à reprodução, são animais ovíparos com fecundação interna. Os ovos possuem o vitelo, que é bastante nutritivo e auxilia no desenvolvimento do embrião. 

Além das asas, penas, ossos pneumáticos (formando um esqueleto leve) e a ausência de dentes (o que torna a cabeça mais leve), as aves também possuem membranas nictitantes que revestem os olhos, protegendo-os contra dessecação e quaisquer partículas indesejáveis.

Aves: Classificação


As aves podem ser classificadas em várias ordens. Você pode ver, abaixo, um resumo com as principais ordens de aves:

Ordem Psitaciforme: papagaio e arara
Ordem Passeriforme: sabiá, bem-te-vi e canário
Ordem Esfeniciforme: pinguim
Ordem Falconiforme: gavião e águia
Ordem Piciforme: pica-pau e tucano
Ordem Estrigiforme: coruja
Ordem Galiforme: galinha e jacu
Ordem Estrucioniforme: avestruz
Ordem Reiforme: ema 
Ordem Columbiforme: pombo
Ordem Pelicaniforme: pelicano
Ordem Ciconiforme: garça e flamingo
Ordem Tinamiforme: codorna e perdiz
Ordem Apterigiforme: quivi 
Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »