Tecido Muscular (liso e estriado) - Resumo de Biologia




Assunto: Tecido Muscular
Tópicos: tipos de tecido muscular (estriado cardíaco, estriado esquelético e liso), sarcômero e contração muscular 

Tecido Muscular


O tecido muscular está relacionado à capacidade contrátil de nosso corpo, ou seja: o tecido muscular está relacionado à locomoção e ao movimento de órgãos. Ele é composto basicamente pelos miócitos, que são as fibras musculares (ou células musculares). 


Tipos de Tecido Muscular


Existem três tipos de tecido muscular: estriado cardíaco, o estriado esquelético e o liso (não estriado)

Tipos de tecido muscular: estriado cardíaco, liso e estriado esquelético



Tecido muscular estriado esquelético: está inserido no esqueleto pelos tendões. São fibras cilíndricas com muitos núcleos periféricos. A contração é rápida e voluntária, é o que ocorre nos músculos dos braços.

Tecido muscular estriado cardíaco: estão organizados na musculatura do coração, o miocárdio, e é composto por miócitos, em geral, com um núcleo central (também podem ter dois núcleos). Entre os miócitos há membranas que os separam, os chamados discos intercalares. A contração é rápida e involuntária.  

Tecido muscular liso: é composto por fibras com formato fusiforme, bem como seu núcleo. A contração dessas fibras é lenta e de maneira involuntária. Está presente no tubo digestório, bexiga, útero e vasos sanguíneos.  

Sarcômero e contração muscular


A contração muscular será uma resposta aos impulsos nervosos que o sistema nervoso desencadeará, ou seja: é um processo conjunto dos dois tipos de tecido (nervoso e muscular). 



As fibras musculares são formadas por unidades contráteis chamadas miofibrilas e essas miofibrilas são compostas por dois tipos de proteínas: a actina e a miosinaNo músculo liso, as miofibrilas não se organizam em feixes (diferentemente do esquelético). Por outro lado, no músculo estriado é possível observar feixes de miofibrilas, compostos por faixas ou bandas claras e escuras intercaladas. 

A faixa clara é a banda I, que possui uma região central mais escura, chamada linha Z ("estria Z"). Na estria Z estão inseridos os filamentos de actina e, mais espessos e intercalados, estão os filamentos de miosina. A faixa escura é a banda A, seu centro é claro e chamado estria H. Este conjunto de bandas, delimitado pelas estrias ou linhas Z é chamado sarcômero.  

A Contração Muscular


A contração ocorre quando, no miócito, os filamentos de actina deslizam sobre os de miosina, e para tanto, é necessário o gasto de ATP (energia) e uso de íons cálcio. A banda I e a estria H diminuem e a banda A não altera sua espessura. As linhas Z se aproximam, e o resultado é o encurtamento do sarcômero, provocando, assim, a contração muscular. 
Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »