Tipos de Tecido - Histologia Animal (resumo de Biologia)



Assunto: Histologia Animal
Tópicos: o que é histologia, o que é tecido, tipos de tecido animal


A histologia estuda os tecidos dos animais e vegetais. Ela estuda a origem, a estrutura e  o funcionamento desses tecidos. 

E o que são tecidos?

Os tecidos são conjuntos de células que trabalham com o mesmo objetivo, ou seja: são conjuntos de células que possuem a mesma função, a mesma finalidade. Existem também as células indiferenciadas (ou totipotentes), que são capazes de originar células novas que se diferenciarão nas células especializadas do tecido que dela necessita. 

Hoje, nós vamos começar a estudar os tecidos dos animais (histologia animal).  

Origem do Tecido Animal

Após a fundação do óvulo pelo espermatozoide e a consequente formação do zigoto, ocorrem diversas mitoses que originam um grupo de células, que por sua vez darão origem ao embrião. Na maioria dos animais (exceto esponjas e celenterados), o embrião é formado por três folhetos embrionários (ou camadas) que irão formar os tecidos. Esses folhetos são: 

a ectoderme, que formará a epiderme e anexos, além do tecido nervoso;

a endoderme, que formará tecidos de revestimento do tubo digestório, do sistema respiratório, da bexiga e do pâncreas;

e a mesoderme, que será responsável pela formação de tecidos conjuntivos, musculares, de revestimento e também de muitos sistemas, como o circulatório, o esquelético, o reprodutor e o excretor, além da camada interna da pele (derme).  

Tipos de Tecido

Existem quatro grupos principais de tecidos, que podem se subdividir dependendo do órgão ao qual estamos nos referindo. Eles são: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso  (para mais informações, clique no nome).


Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »